sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Hospital Geral de Arraial do Cabo - Mais de 16 mil exames são realizados por mês

Desde que assumiu a Prefeitura Municipal de Arraial do Cabo, o prefeito Wanderson Cardoso de Brito, o Andinho, sempre fez questão de dizer que no decorrer do seu governo, a saúde cabista passaria a ser vista de maneira diferente. De lá pra cá tem-se trabalhado muito para que exames nunca realizados nos hospitais da Baixada Litorânea como hematologia, bioquímica, imunologia, hormonais, biopsia, urianálises e citológicos passassem a ser realizados no Hospital Geral de Arraial do Cabo (HGAC).
      Para dar o ponta pé inicial a este projeto foi necessário investir em novos equipamentos laboratoriais. A partir de então, funcionários foram capacitados para operar as máquinas de exames.
      De acordo com o chefe do Departamento da Vigilância em Saúde, Joel Santiago, o HGAC está realizando mais de 16 mil exames laboratoriais, de alta e média complexidade, por mês, o que fez aumentar a demanda no atendimento.
     – Chegamos a uma média de mais de 16 mil exames realizados por mês, atendendo não apenas a população cabista, como toda a Região dos Lagos. É uma conquista para o município – disse Joel.
     - Com o ambulatório de análises clínicas informatizados temos mais agilidade no atendimento uma vez que com o diagnóstico nas mãos, os médicos podem ter saber de imediato o tratamento a ser feito no paciente – disse o prefeito Andinho, que visitou as dependências do HGAC. Ele acrescentou ainda que outros investimentos estão sendo aplicados para melhor atender aos pacientes do Hospital Geral.
     No ano de 2009, o HGAC foi pioneiro no transplante de doação de órgãos, na Região dos Lagos. E, agora com a modernização do laboratório, mais de 95% dos exames de cateterismo, marcapasso e angioplastia estão sendo feitos através SUS, proporcionando melhor atendimento para a população cabista. No primeiro semestre desse ano, a Secretaria de Saúde de Arraial do Cabo adquiriu uma Ambulância - UTI e duas vans Ducato. Estas vans são utilizadas para transporte de pacientes para outros municípios, como o Rio de Janeiro, para tratamento e exames de doenças mais específicas.

2 comentários:

Ministério disse...

Olá, blogueiro (a),
Salvar vidas por meio da palavra. Isso é possível.
Participe da Campanha Nacional de Doação de Órgãos. Divulgue a importância do ato de doar. Para ser doador de órgãos, basta conversar com sua família e deixar clara a sua vontade. Não é preciso deixar nada por escrito, em nenhum documento.
Acesse www.doevida.com.br e saiba mais.
Para obter material de divulgação, entre em contato com comunicacao@saude.gov.br
Atenciosamente,
Ministério da Saúde
Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/minsaude

Unknown disse...

Eu já decidi há bastante tempo que quero ser doadora de órgãos.Às vezes temos medo,pensamos que vai doer,como vamos ficar sem nossos órgãos.Mas nos esquecemos que já não estaremos mais aqui,então o que vamos fazer com nosso coração,rins,fígado,córneas,etc?Não basta pensar que,de certa forma,continuaremos vivendo por meio de outra pessoa.Para mim o importante é pensar que outras pessoas poderão continuar vivendo através de mim.Quando doamos órgãos doamos vida.Mas precisamos ter o sangue e os órgãos saudavéis.
Precisamos nos cuidar para que isso aconteça.Quero deixar aqui um link,para ajudá-los a se cuidar,a realizar os exames necessários para saber como anda sua saúde.

http://bit.ly/d0UpAS