Criado em janeiro de 2010, o APH Búzios – Atendimento Pré Hospitalar, é um sistema que prioriza o atendimento domiciliar de urgências e emergências, onde a equipe é acionada pelo telefone 192. Eficiente e veloz em suas ações, a equipe formada por 25 pessoas, entre médico, enfermeiros socorristas, resgatistas, motoristas e funcionários da Central Telefônica, trabalha o ano todo, atendendo a população buziana.
Visando a excelência, a equipe permanece em contínuo treinamento de todas as etapas de abordagem pré hospitalar. Duas vezes ao mês, o grupo realiza treinos especiais, totalizando 20 horas de dedicação mensal ao treinamento de resgates.
Desenvolvido pela secretaria municipal de Saúde, o serviço oferece plantão de 24 horas para resgates emergenciais, e realiza uma média de 10 a 15 atendimentos por dia.
- Como a Região dos Lagos não conta com o serviço emergencial do estado, conhecido como SAMU, que realiza o resgate urgente de pacientes, a Prefeitura de Búzios criou este tipo de atendimento para suprir a demanda. O serviço começou em janeiro deste ano, e seria somente para o período do verão, a alta temporada, época em que recebemos mais de dois milhões de visitantes. Mas o APH se revelou essencial para a cidade e decidimos manter o serviço o ano todo, permanente. O objetivo é oferecer à população atendimento especializado no ambiente pré-hospitalar e domiciliar, sem desfalcar a equipe de plantão do Hospital – explica o secretário de Saúde de Búzios, Guilherme Azevedo.
Através de uma triagem das ligações telefônicas de emergência e urgência, feita por uma Central Telefônica composta por telefonistas especialmente treinadas para a função, é acionada a equipe da APH Búzios, que vai ao encontro do paciente com uma UTI Móvel, totalmente equipada.
A equipe APH Búzios também oferece apoio a grandes eventos que acontecem na cidade, e ao Corpo de Bombeiros, que possui uma base pequena em Búzios, com apenas uma viatura de resgate.
Nenhum comentário:
Postar um comentário