quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Arraial do Cabo será liderança no processo decisório dos debates entre juventude e Meio Ambiente

Evento acontece em Brasília de 05 a 18 de dezembro 

ARRAIAL DO CABO (RJ) – Entre os dias 05 e 18 de dezembro o Coletivo Jovem pelo Meio Ambiente de Arraial do Cabo, através da Sala Verde e da Fundação de Meio Ambiente irá participar do V Encontro Nacional de Juventude e Meio Ambiente, em Brasília. O evento contará com a participação de jovens de todo o país que vão debater questões voltadas ao meio ambiente e a juventude.
      O principal objetivo deste debate é contribuir para o fortalecimento e autonomia dos movimentos de juventude e meio ambiente. E, para que isso aconteça, esses jovens discutirão ações voltadas à preservação do meio ambiente, entre elas o mapeamento da atuação desses movimentos (CJ) no Brasil e os encaminhamentos de políticas estruturais na área da juventude e meio ambiente, como o Programa Nacional de Juventude e Meio Ambiente.
     A Fundação Municipal de Meio Ambiente, através do Departamento de Educação Ambiental articulou junto com o Coletivo Jovem (CJ) a participação do grupo nesse evento. O Coletivo Jovem Estadual, por sua vez, teve de escolher uma comissão composta por quatro integrantes de CJs do Estado, sendo assim, uma integrante do CJ do município foi escolhida, Amanda Aguiar fará parte da Delegação do Estado do Rio de Janeiro que estará em Brasília fazendo parte desse importante debate.
     - É uma honra poder representar o Estado nesse evento de caráter nacional, e poder contribuir para o fortalecimento das políticas públicas da juventude e o meio ambiente tanto de Arraial do Cabo, quanto do meu país – disse Amanda.
     O Coletivo Jovem é basicamente um grupo de jovens que se reúne informalmente para discutir a temática ambiental, visando à melhoria da qualidade de vida de maneira sustentável. Os CJs surgiram em 2003 na Conferência Infanto Juvenil em Brasília. Em Arraial do Cabo surgiu há quatro meses, por intermédio de André Cavalcanti, da Fundação de Meio Ambiente Ciência e Tecnologia do Município.

Nenhum comentário: