sexta-feira, 2 de novembro de 2012

RIO DAS OSTRAS VAI ACONTECER FESTIVAL DE FRUTOS DO MAR.

Degustar receitas à base de frutos do mar por bom preço na cidade que conta com uma natureza exuberante. Essa é uma programação perfeita para quem visitar Rio das Ostras entre os feriados de Finados, nesta sexta-feira, 2, e o Dia da Consciência Negra, 20 de novembro. O XVI Festival de Frutos do Mar conta com a participação de restaurantes espalhados pelo município e vai eleger o melhor prato. Uma novidade dessa edição, por sinal, será o voto popular. A realização é da Prefeitura de Rio das Ostras, por meio da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio.
Durante os 19 dias de festival, o visitante pode desfrutar do roteiro gastronômico e ainda adquirir um “passaporte” que, além de levá-lo ao maior número de restaurantes, ainda o credencia a participar de sorteio de brindes. Entre os prêmios, o destaque é a viagem, com direito a acompanhante, à vinícola Casa Valduga, em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul. O evento será concluído nos restaurantes, mas termina oficialmente nos dias 23 e 24, no Camping Costazul, com wokshops gratuitos, abertos ao público em geral, ministrados por chefs de cozinha e sommeliers renomados. No espaço também serão comercializados pratos de degustação, com preços promocionais.
Outra novidade desta edição, com abertura oficial na quinta-feira, dia 1º, às 19h, durante a Fepro –Feira de Promoções de Rio das Ostras, é a participação da Fundição Escola de Artes e Ofícios, unidade da Fundação Rio das Ostras de Cultura. Depois de confeccionar esculturas de peixes que serão utilizadas para identificação dos restaurantes participantes, artesãos ornamentarão as peças durante o momento inaugural do evento. As esculturas vão identificar os restaurantes e ainda servir de urnas para que o consumidor possa votar no prato preferido.
Os restaurantes que participam do festival são os seguintes: Bar Boca da Barra Restaurante; Restaurante Casa da Praia; Casa das Massas Restaurante; Restaurante Maria Gonzaga; Julien's Restaurante; Restaurante Mundi Gourmet; Pier Gourmet Restaurante; Ponto Tropical Restaurante; Yakiostras Restaurante; Strike Club Restaurante; Bartrô (restaurante hors-concours) e Rancho da Baiana (restaurante homenageado).
ABERTURA COM WORKSHOP – Durante o lançamento do Festival de Frutos do Mar, a chef Janaina Andrade Mendes fará um workshop tendo como base uma receita da colônia de pescadores Z22, de Rio das Ostras. Ela vai apresentar algumas entradas, buscando uma identidade com Colônia. O prato principal será moqueca de peixe com banana da terra e camarão, servida com arroz de coco e farofa de dendê. A harmonização dos pratos ficará por conta da Casa Valduga.

Nenhum comentário: