sexta-feira, 2 de novembro de 2012

RIO DAS OSTRAS RECEBE no próximo dia 19, em Brasília, o Prêmio Inovação em Gestão Educacional, que tem reconhecimento da Unesco.

  Conferido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a premiação foi conferida ao município devido aos bons resultados alcançados com o Sistema de Avaliação Educacional de Rio das Ostras (Saero). Nesta terça e quarta-feira, dias 30 e 31, foram aplicadas novas provas do Saero, dessa vez para alunos do 5º e 9º anos.
Um grupo de aproximadamente 2 mil alunos realizou as provas, que têm o objetivo de fazer um diagnóstico do aprendizado e traçar estratégias de melhoria continuada. “Por intermédio do Saero, podemos acompanhar o desempenho de cada aluno individualmente, mas também das turmas e unidades de ensino. Esses excelentes resultados, que se refletiram no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), foram possíveis graças à parceria de todos os professores, alunos, pais e responsáveis”, explica Edilane Carvalho, secretária de Valorização do Sistema de Ensino.
A trajetória e resultados do Saero, assim como os demais projetos vencedores do prêmio, vão integrar o Laboratório de Experiências Inovadoras em Gestão do Inep. Implantado em 2007, o sistema é um importante instrumento de avaliação. Por intermédio dele é possível saber os conteúdos que os alunos dominam e quais precisam ser mais bem trabalhados, garantindo melhores resultados. Apenas os estudantes da Educação Infantil, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos não são contemplados com a avaliação.

Nenhum comentário: