quinta-feira, 26 de julho de 2012

Pássaros silvestres apreendidos em Rio das Ostras são devolvidos ànatureza

Aves resgatadas por guardasflorestais após denúncia foram libertadas no Parque Municipal Um gesto de amor e respeito foi praticado,mais um vez, em Rio das Ostras. Vários pássaros provenientes de apreensão ganharamliberdade no Parque Municipal, na manhã desta quarta-feira, dia 25. Um grupo deaproximadamente 40 idosos do programa Feliz Idade, da Secretaria de Bem-EstarSocial, participou da soltura junto com funcionários da Secretaria de MeioAmbiente e Secretaria de Ordem Pública e Controle Urbano.  Em ato simbólico, as gaiolas que mantinham asaves em cativeiro foram destruídas. 
O secretário de Meio Ambiente, Ivan Noé Antunes,conta que a soltura de pássaros é uma prática comum da Administração Municipal,responsável pelos cuidados das aves apreendidas por guardas da Inspetoria deProteção Ambiental - Inpa. “Depois de receberem o tratamento necessário pelos veterináriose biólogos da Secretaria, os passarinhos são devolvidos à natureza ou soltos noviveiro do Parque dos Pássaros, conforme suas condições”, explicou Ivan.
Há cerca de 15 dias, uma equipe da Inpa apreendeutreze pássaros silvestres na localidade Cantagalo, após denúnciaanônima para o telefone 153. Ao todo, nove coleiros, dois canários da terra, umpixoxó e um bigodinho foram resgatados.
A Inspetoria de Proteção Ambiental é um órgão daSecretaria de Ordem Pública e Controle Urbano. Cabe aos guardas que atuam nessaInspetoria, fiscalizar irregularidades relacionadas ao meio ambiente, bem comoagir, de acordo com a legislação ambiental.
A Secretaria de Ordem Pública e Controle Urbano disponibilizaos números 199 e 153 para ligações gratuitas à pessoas que queiram fazer denúnciasanônimas sobre pássaros ou animais que são mantidos em cativeiro.

Nenhum comentário: