sexta-feira, 27 de julho de 2012

Guardas ambientais deRio das Ostras pedem cautela de motoristas com a travessia de animaissilvestres na Rodovia

A Inspetoria de ProteçãoAmbiental – Inpa, da Secretaria de Ordem Pública e Controle Urbano, alerta aosmotoristas que circulam pela Rodovia Amaral Peixoto, entre Mar do Norte e olimite com Macaé, terem cuidado para não atropelar os animais silvestres quemuitas vezes fazem a travessia, já que a área de conservação de Itapebussusmargeia a estrada.“Somente este ano foramatropelados e mortos dois cachorros-do-mato, por isso gostaríamos de fazer umapelo a todos os motoristas, que, ao verem um animal silvestre atravessando apista, diminuam a velocidade ou parem o carro, deixando o animal passar”,solicitou o coordenador da Inpa, Tenente Rangel.
Segundo o biólogo ÉdersonRodrigues, guarda da Inpa, o cachorro-do-mato é um animal silvestre ameaçado deextinção no Estado do Rio de Janeiro, embora ele ainda seja bastante presentenas Unidades de Conservação e Áreas de Proteção de Rio das Ostras.
Há uma semana, guardasambientais avistaram um cachorro-do-mato da espécie Cerdocyon thous em umadas Unidades de Conservação do município durante um patrulhamento. 
Rodrigues explica que odesmatamento e as queimadas reduzem cada vez mais o habitat do cachorro-do-mato,fazendo com os animais possam aparecer próximos a cidade. Entretanto, Éderson frisaque todo animal silvestre deve ser recolhido somente por especialistastreinados e com equipamentos especiais.
O resgate de animais, autorizadofeito pelos guardas ambientais da Inpa em área urbana, e o patrulhamento nasUnidades de Conservação são ações constantes em Rio das Ostras. “Nosso trabalhocontribui para o combate ao contrabando de animais silvestres e para coibir invasõese construções em áreas proibidas por lei”, destacou Rangel.
A Inpa recebe denúnciasanônimas sobre questões que envolvem o meio ambiente. As ligações são gratuitase podem ser feitas todos os dias, a qualquer horário, pelos telefones 199 e0800 226301.

Nenhum comentário: