sexta-feira, 20 de julho de 2012

Educação: 200 vagas em curso de Capelania

Com objetivo de formar pessoas preparadas para atuar em hospitais, escolas, empresas e na área social, serão abertas quatro turmas do curso intensivo de Capelania no Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep) da Secretaria Municipal de Educação de Macaé. A profissão já é reconhecida pelo Ministério do Trabalho, mas pode ser exercida voluntariamente.De acordo com a secretária municipal de educação e vice-prefeita, Marilena Garcia, serão 200 vagas para o curso básico que será ministrado nos dias 1 e 2 de agosto. As inscrições já estão abertas. As aulas serão das 18h30 às 21h30 e a carga horária é de 16h. A qualificação é aberta para membros de qualquer religião.
Segundo a instrutora Janaina Meirelles, o curso abordará quatro eixos: hospitalar, prisional, social e eclesiática. “Podemos atuar em várias frentes, mas o forte da capelania são trabalhos em hospitais e centros sociais”, disse Janaina. E complementa: “O capelão é uma assistente social e religioso, que tem como papel fundamental cuidar e zelar pelas pessoas, contribuindo para sua saúde espiritual e emocional”.
A capelã destaca que já existem concursos voltados para a área em prefeituras, forças armadas, polícia militar, corpo de bombeiros, entre outros. Serão abordados no curso a Capelania Hospitalar, Prisional, Social, Cristã Interdenominacional, Tutelar e de Segurança Pública. O curso tem a chancela da Câmara de Capelania e Teologia do Tribunal Eclesiático do Brasil e Exterior.
Para fazer a inscrição são necessários os seguintes documentos: cópia de Carteira de Identidade, CPF, Título de Eleitor, Comprovante de Residência, Comprovante Escolar, foto 3x4, Certidão de Casamento ou Nascimento e PIS. As inscrições só podem ser feitas pelo próprio candidato e não há reservas de vagas. O Cetep fica na Rua Alfredo Backer, 363, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h (2770-0828 ou 2762-4025).

Nenhum comentário: