sábado, 5 de maio de 2012

Presidente da TIM renuncia ao cargo.Executivo é investigado por autoridades italianas por suspeita de envolvimento em fraude com chips de celulares

Luca Luciani, italiano presidente-executivo da TIM Participações, renunciou a todas as suas atividades à frente do grupo. O afastamento foi anunciado, neste sábado, pela Telecom Italia, controladora da TIM. O executivo, que dirigia a empresa no Brasil há três anos, é alvo de investigação de autoridades italianas por suspeita de participação em fraudes envolvendo chips de telefones celulares.

Em nota neste sábado, a TIM informou que o conselho de administração da empresa se reunirá em breve para empossar interinamente Andrea Mangoni, atual vice-presidente financeiro da Telecom Italia, como diretor-presidente da companhia brasileira.

No ano passado, já sob o comando de Luciani, a TIM atingiu o segundo lugar em telefonia móvel no Brasil, com 26,8% de participação de mercado em março, o que equivale a mais de 67 milhões de linhas, conforme a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Ao longo de cinco anos, a investigação apurou a ativação supostamente fraudulenta de cerca de 37 mil chips (SIM cards), inflando, assim, o orçamento da empresa. Alguns destes chips foram ativados para usuários falecidos ou ficcionais, disseram investigadores à época.

Nenhum comentário: