sábado, 5 de maio de 2012

Fernando Cavendish admitiu à imprensa a possibilidade de falência após a execução da operação Monte Carlo pela PF e a instalação da CPI mista no Congresso.

Para tentar salvar suas operações e seus sócios, a Delta Construções S/A traçou a estratégia para se chamuscar o mínimo possível em meio ao escândalo que tem como protagonista o contraventor Carlinhos Cachoeira. Segundo a "Folha de S.Paulo", a empreiteira foi posta à venda e já estaria em processo de negociação com o conglomerado JBS. Já com a intenção de preservar seus fundadores, principalmente Fernando Cavendish, presidente licenciado, a defesa da construtora irá jogar toda a responsabilidade pela relação com o bicheiro no colo do ex-diretor Cláudio Abreu, preso no fim de abril pela Polícia Federal.

Escutas da PF indicam que o antigo gestor, responsável pelos negócios da Delta no Centro-Oeste, era parceiro de Cachoeira. Dinheiro da construtora foi colocado em empresas fantasmas do bicheiro, que, por sua vez, alimentaram campanhas políticas. Além disso, Cachoeira aparece em conversas articulando projetos em favor da empreiteira, inclusive por meio de emendas do senador Demóstenes Torres (sem partido-GO).

Segundo o jornal, a triangulação com empresas do grupo do acusado de contravenção será usada como prova de que Abreu praticava sonegação fiscal. Entretanto, outras escutas mostram que Cavendish orientava o ex-diretor e outros executivos, ou seja, há provas de que o sócio majoritário da Delta sabia da ligação com o contraventor.

Negócio. Da condição de uma das maiores empreiteiras do Brasil, operando R$ 3 bilhões apenas em obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal, a Delta Construções se vê em risco de falência, depois da denúncia de ligações com Cachoeira.

O próprio Fernando Cavendish admitiu à imprensa a possibilidade de falência após a execução da operação Monte Carlo pela PF e a instalação da CPI mista no Congresso. A construtora já deixou o consórcio responsável pelo projeto da Transcarioca (corredor expresso de ônibus no Rio) e o que reforma o Maracanã. Além disso, a construtora poderá ter dificuldades para obter crédito no sistema financeiro.

Nenhum comentário: