quinta-feira, 19 de abril de 2012

Sem comandoPrefeitura e Câmara sem comando após prisão de prefeito e vereadores em Presidente Kennedy

A prefeitura e a Câmara do município de Presidente Kennedy estão sem comando desde que a Polícia Federal prendeu, nesta quinta-feira (19), o prefeito da cidade, Reginaldo dos Santos Quinta, e quatro vereadores, entre eles, o presidente do Legislativo, Dorlei Fontão da Cruz. Na operação "Lee Oswaldo”, mais 28 pessoas foram presas sendo 13 prisões preventivas e 15 temporárias e mais 51 mandados de busca e apreensão.




O grupo, que também é composto por empresários, procurador, policiais militares e até secretários municipais, é acusado pelo Ministério Público Estadual de movimentar uma quadrilha responsável por fraudes em licitações, superfaturamentos, desvio de verbas, além de pagamentos indevidos em contratos de serviços e compra de materiais no Espírito Santo. Já foi identificado o desvio de R$ 50 milhões.



O vice-prefeito da cidade, Edson Nogueira, ainda não sabe se vai assumir o cargo. A assessoria de imprensa do Executivo informou que ninguém irá se pronunciar porque não houve um comunicado formal. Na Câmara, as ligações feitas pela reportagem não foram atendidas.



Além do presidente do Legislativo, foram presos também o vice-presidente, Manoel de Abreu José Fernandes, o secretário da Casa, Clarindo de Oliveira Fernandes, e a vereadora Vera Lúcia de Almeida Terra. Todos tiveram os mandatos suspensos enquanto durar as investigações.



A operação, com o apoio também da Controladoria Geral da União, é um aditamento às denúncias feitas pelo Ministério Público do Estado do Espírito Santo, decorrente das operações Moeda de Troca e Tsunami, originadas respectivamente em Santa Leopoldina e Fundão.



Dado do número e extensão dos elementos de prova colhidos, o relator da ação penal, Desembargador Pedro Valls Feu Rosa, a pedido do Ministério Público Estadual, solicitou ao Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, o envio ao Espírito Santo de uma força tarefa para auxiliar nas investigações.



Leia Também:

Além do prefeito, seis secretários, procurador, PMs e empresários são presos em operação da PF

Prefeito é detido acusado de chefiar quadrilha que desviou R$ 50 milhões no Espírito Santo

A investigação, iniciada há seis meses, verificou que o líder da quadrilha era o prefeito de Presidente Kennedy. A grande quantidade de recursos municipais era desviada para os membros da quadrilha. As licitações eram montadas a partir de editais que restringiam a concorrência e eram direcionadas para grupos econômicos previamente escolhidos, que simulavam legalidade do processo.



Segundo a denúncia, a quadrilha era formada pela sobrinha do prefeito, Geovana Quinta Costalonga, que acumulava a chefia de três secretarias municipais, além do Procurador Geral do Município, integrantes da comissão de licitação, empresários e dois policiais militares, sendo um deles o Comandante da Guarda Municipal, capitão Fabrício, dos quadros da Polícia Militar do Espírito Santo. Um membro da executiva estadual do partido político do prefeito também participava do esquema criminoso.



Os envolvidos poderão responder pelos crimes de corrupção ativa e passiva, advocacia administrativa, prevaricação, peculato, falsidade ideológica, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro, além de crimes específicos previsto na Lei de Licitações (lei 8.666/93).



Lee Oswald foi considerado responsável pelo assassinato do presidente norte americano John Kennedy. A ação policial de hoje possibilita o fim de desvio de recursos públicos na cidade.



Prisões preventivas

Reginaldo dos Santos Quinta

Constâncio Borges Brandão

Geovana Quinta Costalonga

Juliana Bahiense Fontão Cruz

Flávio Jordão da Silva

Márcio Roberto Alves da Silva

Jovane Cabral da Costa

Eli Ângelo Jordão Gomes

José Carlos Jordão Gomes

José Roberto da Rocha Monteiro

Cláudio Ribeiro Barros

Jurandy Nogueira Júnior



Prisões temporárias (5 DIAS)

Alexandre Pinheiro Bastos

Maria Andressa Fonseca Silva

Sílvia França de Almeida

Charlene Carvalho Sechin

Fabrício da Silva Martins

Wallas Bueno da Silva

Samuel da Silva Moraes Júnior

Paulo César Santana Andrade

Carlos Fernando Zaché

Rodrigo da Silva Zaché

Juliana de Paula

Alessandra Salomão Rodrigues

Sabrina da Silva Tesch

Fábio Saad Junger

Joel Almeida Filho

Miguel Jorge Freire Neto



Nenhum comentário: