domingo, 29 de abril de 2012

Plataforma de petróleo inclina e cem tripulantes são retirados no Rio

Uma plataforma de petróleo ancorada na Baía de Guanabara inclinou na madrugada deste domingo. Os cem tripulantes que estavam a bordo tiveram de ser retirados às pressas, por medida de precaução.

Pertencente à empresa Trans Ocean, que presta serviços à indústria de óleo e gás em países produtores, a plataforma estava parada desde o primeiro trimestre no cais do Arsenal de Marinha, na Ilha das Cobras. A plataforma vinha sendo submetida a reparos.
O risco de a plataforma inclinar-se ainda mais levou os oficiais de plantão no 1º Distrito Naval (representação da Marinha no estado do Rio de Janeiro), vizinho ao Arsenal de Marinha, a decidirem pela retirada de um submarino que estava ancorado ao lado. Pela manhã, um guindaste e dois rebocadores prenderam cabos na plataforma, na tentativa de evitar que o processo de inclinação se acentue.

Foi proibido o acesso de jornalistas ao Arsenal de Marinha. A Trans Ocean ainda não se manifestou sobre o problema. Boias de contenção de óleo foram espalhadas ao redor da plataforma, como prevenção a vazamentos. Aparentemente, o óleo da plataforma não vazou. 

Nenhum comentário: