domingo, 29 de abril de 2012

Assespro-RJ defende estruturação de política para o lixo eletrônico



A preocupação com o aumento de resíduos eletroeletrônicos descartados irregularmente tem motivado a Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação, Softwa...re e Internet – Seção Rio de Janeiro (Assespro-RJ) a desenvolver campanhas de conscientização da população, em parceria com organizações não governamentais que reciclam esse tipo de material.

Isso é necessário, “enquanto não há um processo definido para que esse lixo eletrônico circule de uma forma estruturada”,

Os resíduos são gerados, principalmente, por equipamentos de informática, como computadores. Eles são despejados em lixões e provocam derramamento de metais pesados, resultando em lixo tóxico, que prejudica a saúde humana e animal e contamina o meio ambiente.

Embora defenda as campanhas de alerta para a população, “Suficiente é a gente estruturar a política”, ressaltou. Ele acredita, porém, que a questão está próxima de ter um encaminhamento, com a indústria e o comércio participando de maneira ativa.

A criação de postos de coleta de material eletrônico sem uso nas redes de comércio. Esses materiais passariam por um centro de separação antes de terem a destinação correta.

O lixo eletrônico é uma das pautas que o setor de tecnologia da informação e comunicação (TIC) pretende levar à discussão na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que ocorrerá em junho, na capital fluminense.

Nenhum comentário: