Secretaria do Ambiente realiza testes semanalmente
ARRAIAL DO CABO (RJ) – Não é de se espantar com o resultado dos testes de balneabilidade das praias de Arraial do Cabo já que o município é um dos principais da Região dos Lagos que possuí águas claras e cristalinas. Mantê-las longe da poluição, é a preocupação do Governo Municipal.
Por isso, a Secretaria Municipal do Ambiente realiza o monitoramento das praias semanalmente com o objetivo de informar à população quais as praias recomendadas e não recomendadas para o banho de mar. Além do monitoramento, são realizadas também inspeções visuais para identificar, em campo, fontes de poluição que possam comprometer a qualidade das águas.
Recentemente, foram realizadas análises laboratoriais das águas das praias do município, cujo principal objetivo é monitorar a qualidade dessas águas destinadas à recreação de contato primário como, por exemplo, natação, mergulho, esqui-aquático, entre outros.
O Departamento de Qualidade Ambiental divulga que as praias do Município de Arraial do Cabo (Monte Alto, Pontal, Grande, Anjos e Prainha) estão com a balneabilidade recomendável, mas deve-se evitar o banho de mar até 24 horas após fortes chuvas.
Segundo o Instituto Estadual do Ambiente a avaliação da balneabilidade das praias é baseada em índices microbiológicos, em conformidade com os critérios determinados pelo Padrão de Balneabilidade do Conselho Nacional de Meio Ambiente - Conama (Resolução nº. 274/2000).
- É importante a realização desses testes. Estamos sempre preocupados com a questão ambiental e consequentemente com a saúde da população, uma vez que a água poluída pode afetar diretamente na saúde dos banhistas. Tanto a população de Arraial do Cabo quanto os turistas podem se deliciar no mar da cidade, porque elas estão próprias para o banho – informou o secretário do Ambiente, David Barreto.
quinta-feira, 9 de dezembro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário